SEREIAS


O simbolismo mais veemente da sereia é a da sedução mortal. Certamente, ela é tentadora: "As asas da sereia são amor de mulher, que ela está pronta a dar e a retomar", escreve Pierre de Beauvais.

A paixão inflamada que ela inspira é perigosa, porque provém do sonho e do inconsciente, e por isso é sonho insensato, fantasma irreal.

Para preservar-se das ilusões da paixão (o amor é cego), é necessário, como Ulisses, agarrar-se à dura realidade do mastro (centro do navio e simbolicamente eixo vital do espírito).

As sereias são o arquétipo que representam a união da Grande Mãe com a água, e esse elemento simboliza os sentimentos, as emoções, a intuição, etc., por isso é freqüente que nas histórias onde elas apareçam haja paixão, amor desenfreado e haja um mortal que acabe morrendo afogado nas águas e em seus sentimentos.

Estamos tão condicionados pelo comportamento atávico da lógica que só um salto no oceano da mente, com a ruptura das cadeias do costume, nos libertará dessa confusão mental que nos induz e crer que o normal é o que nos foi ensinado e a história como nos foi doutrinada.

Mas, além de tudo que conhecemos, existe uma outra história, um outro conhecimento de ciência e espiritualidade, um nível supremo inimaginável do que é a magia, do poder sagrado da sexualidade, das forças da natureza, que podem aliar-se conosco, assim como também podemos nos unir a ela, sentindo-a parte nossa, voltando a recordar que somos parte sua.

IMAGEM DAS SEREIAS:

A imagem estereotipada das sereias é que têm uma doce e melodiosa voz em que concentram todo o seu poder. Com seu canto podem enfeitiçar e fazer enlouquecer os homens, os pássaros, os peixes, o vento e a água. Como os outros elementais da natureza, se comunicam com todos os seres vivos e são capazes de controlar as forças naturais em seu benefício, dentro de certos limites.


Seu poder está associado a lenda negra que conta que elas alcançam seu grau máximo nas noites de lua cheia, quando sobem à superfície e com seus cantos chamam as nevoas, refugiando-se nelas para esperarem os barcos que passam próximos de seus refúgios. Outras vezes, seus cantos são destinados aos ouvidos dos marinheiros que caem enfeitiçados e acabam loucos ou mortos.

As lendas que existem sobre elas, sempre são fábulas um pouco exageradas, pois dizem que o desejo das sereias é afogar jovens marinheiros ou levá-los para seus belos palácios no fundo do mar. Lá, vigiam zelosamente os homens e freqüentemente à eles propõem casamento. Se aceitam seus clamores, os marinheiros são tratados amavelmente e podem viver entre grandes comodidades e luxo, porém se resistirem, passam o resto de sua existência presos, atados com cadeados de ouro.

Pode parecer para todos, que as sereias sejam cruéis, e talvez em certo sentido sejam mesmo, sobretudo da particular visão humana. Não devemos duvidar que os seres elementais acreditem que os seres humanos fazem parte de um mundo imperfeito, um mundo tão material que está perdendo sua relação harmônica com a Gaia (Terra) e que deprecia todas as outras formas de vidas como os espíritos da natureza.

As sereias não são malvadas, simplesmente se deixam levar por seus sentimentos e instintos e embora do nosso ponto de vista seja aparentemente uma forma selvagem de vida, para elas é um ato de amor.

SEREIAS, QUEM SÃO ELAS?

As Sereias são as mulheres-pássaros segundo as fontes gregas, e as mulheres-peixes segundo as fontes nórdicas, que simbolizam principalmente os perigos do oceano e a morte no mar.

Narrações posteriores tornaram-nas mulheres jovens vivendo no mar, sem a conformação de peixe (é o caso da "Siren" inglesa, diferente da "Mermaid", que tem cauda de peixe), como as Mulheres do mar das lendas bretãs, que são uma espécie de fadas marinhas.

Para a mitologia grega, elas viviam em uma ilha do Ponnant, perto da ilha da feiticeira Circe; mas o cadáver de uma delas, Partênope, foi encontrado na Campânia e deu seu nome à cidade que hoje se chama Nápoles (antes, Partênope).

Na antiguidade, as sereias eram também invocadas no momento da morte, por isso, muitas estátuas que as representavam eram encontradas nos sepulcros.

Deve-se acrescentar que se acreditava realmente na existência das sereias, sendo conhecidas várias histórias de sereias vivas.

A obra literária mais antiga que existe sobre elas se encontra na "Odisséia" de Homero, escrita no ano 850 a. C., na qual o herói, Ulisses, alertado pela feiticeira Circe, não cai prisioneiro de seus encantos, ao passar próximo da ilha onde habitam, tapando os ouvidos dos marinheiros e fazendo-se atar no mastro do navio. Desde então, as sereias passaram a ser um símbolo mitológico das artes da sedução e da atração feminina.

Segundo essas crenças, as sereias não só seduzem os homens para dar-lhes a morte, mas a sua aparição também era anúncio de tempestades e desastres. O historiador romano Luciano (Século II d. C.) já se referia a uma extraordinária figura pisciforme como deidades oceânicas.

Segundo algumas crônicas, no ano 558, uns pescadores de Belfast Lough (Irlanda do Norte), ouviram o canto de uma sereia e foram pescá-la com suas redes.

Conseguiram resgatar uma sereia que se chamava Liban, filha de Eochaidh, na praia de Ollarbha, na rede de Beon, filho de Inli. A colocaram num aquário, do mesmo modo que um peixe e ali ela permaneceu por durante 300 anos.

Durante esse tempo, desejou ardentemente por sua liberdade. Uns monges piedosos resolveram libertá-la, mas antes a batizaram segundo o rito cristão, dando-lhe o nome de Murgen, que significa "nascida no mar". Depois desejou a morte para salvar sua alma.

Desde do dia que morreu ficou conhecida como a Santa Murgen, aparecendo com essa denominação em certos almanaques antigos e no santoral irlandês, sendo atribuídos à ela vários milagres.

Você já tinha ouvido falar numa sereia santa? Pois não é freqüente essa simbiose entre o paganismo e o cristianismo.

Em algumas descrições célticas antigas, as sereias tinham um tamanho monstruoso, apresentando quase dezoito metros de altura. Essas medições foram possíveis porque elas penetravam pelos rios e podiam ser encontradas em lagos de água doce.
O SENHOR DE LORNTIE E A SEREIA:

Um exemplo típico de sereia selvagem é a que aparece no conto "O Senhor de Lorntie", que conta Robert Chambers em "Popular Rhymes of Scotland":
"O jovem Senhor de Lorntie, em Forfarshire, regressava uma tarde de uma excursão de caça, acompanhado somente por um criado e dois cães galgos, quando, ao passar junto de um lago solitário situado a umas três milhas ao sul de Lorntie, e que naquela época estava completamente rodeado de bosque, ouviu os gritos de uma mulher que parecia estar afogando-se.

Sendo de caráter intrépido, o jovem lord pulou do cavalo e se dirigiu a margem do lago, e ali viu uma bela mulher que lutava com a água e parecia estar à ponto de afogar-se -"Socorro, socorro, Lorntie!", exclamou. "Socorro, Lorntie, socorro, Lor...." e as águas, penetrando em sua garganta, pareceram afogar os últimos sons de sua voz.

O Lord, incapaz de resistir a um impulso de humanidade, se lançou no lago, e quase ia agarrar os loiros cabelos da dama, que flutuavam como madeixas de ouro sobre a água, quando seu criado o segurou por trás e o obrigou a sair do lago.

O servo, mais perspicaz que seu amo, se deu conta que aquela era um espírito aquático. "Espera, Lorntie, espera um instante!", exclamou o fiel servo, "aquela dama não era outra, Deus nos proteja! que uma sereia!"

Lorntie, imediatamente reconheceu a verdade dessa asseveração, que, enquanto montava de novo em seu cavalo, se viu confirmada quando a sereia, tirando meio corpo para fora da água, exclamando um voz de frustração e ferocidade diabólica: "Lorntie, Lorntie, se não fosse por teu criado, terias sido uma presa muito fácil!".

A SEREIA CURADORA:
Alguns autores têm uma visão favorável das sereias. Renfrewshire confirma esse pensamento através de um conto sobre uma sereia que emergiu da água enquanto passava o funeral de uma jovem, e disse queixosamente:

"Se bebessem urtigas em março
e comessem artemisa em maio,
não iriam para tumba
tantas elegantes donzelas".

A artemisa era muito usada para a tísica. As sereias tinham grandes conhecimentos sobre ervas, além de poderes proféticos.
Outra bonita história é de uma sereia que dá conselhos médicos é a de Chambers:

Enlevado à margem da tumba, um homem chorava por sua namorada, uma encantadora jovem acometida pela tísica que infestava a população pobre que vivia nos campos.

Com um tom de doçura vivificante, aproximou-se dele uma boa sereia e cantou: "Deixarias morrer a bonita May em tuas mãos, e a artemisa florescer!" (Nithsdale and Galloway Song, de Cromek).

O jovem arrancou e espremeu as corolas e deu o suco a sua bela namorada, que se levantou e agradeceu a sereia por haver lhe dado de volta a saúde."

LUGARES ONDE APARECERAM AS SEREIAS:

Cantábrico, que banha a costa norte da Península Ibérica, já teve fama de ser um mar muito povoado de sereias. No ano de 1147 uma grande expedição marítima levou um exército cristão do norte da Europa à Terra Santa, no começo da segunda cruzada.

Por uma carta que se conserva na Biblioteca do Colégio de Cristo da Universidade de Cambridge, escrita pelo cruzado Osbone, sabemos que a frota saiu do porto de Dartmouth, ao sudoeste da Inglaterra "na sexta-feira anterior à Ascensão de Cristo", e que, várias jornadas depois, foi dispersada por um forte temporal um dia antes que pudessem alcançar o porto de Mala-Rupis (Gijón).

O relato de Osbone, traduzido por Jesus Evaristo Casariego, diz assim:

"A noite que se seguiu ao temporal, apavorou todos os nautas, por mais serenos que fossem. Entre todos os perigos, escutamos os horríveis alaridos das sereias, que primeiro eram como gritos de dor e logo de riso e gargalhadas, tal como se de seus castelos nos insultassem."

Na Idade Média, na Inglaterra, elas se chamavam "Mermaids", ou filhas do mar, que se diferenciavam das "Siren", que eram as sereias clássicas, ou seja, as mulheres-pássaros. A crença da real existência das sereias se manteve até muito depois do início da Idade Média, apesar da crescente expansão do cristianismo que condenava essas superstições.

Em 1403, perto de Edam, nos Países Baixos, uma sereia passou por uma brecha em um dique e dois jovens a encontraram atolada no barro do canal, coberta de musgo e plantas verdes. Habitou em Haarlem até o dia de sua morte, depois de 17 anos. "Ninguém a compreendia", dizia Borges, "porém lhe ensinaram a fiar e venerava como por instinto a cruz", razão pela qual foi enterrada em um cemitério cristão.

Em 1658, foram vistas várias sereias na costa da Escócia, perto da desembocadura do rio Dee. A visão teve tal ressonância que o "Aberdeen Almanac", converteu o local em ponto turístico, prometendo aos visitantes a presença de um grupo de preciosas sereias, criaturas conhecidas por sua beleza incomparável. Comprova-se assim, que a técnica da propaganda enganosa não foi um invento do século XX.

No século XVIII um periódico inglês menciona como verdadeira a aparição de uma "Mermaid" nas costas da Grã Bretanha. Em 1728 o governador das ilhas Moluscas (atual Indonésia), Minher Van Der Stell, contou que havia visto "um monstro semelhante a uma sereia, junto a costa de Borneo, na província de Amboina", medindo aproximadamente 1,50 m.

Permaneceu viva em terra, dentro de uma cuba cheia de água quatro dias e sete horas, emitindo de vez em quando um sibilo débil, como uma ratazana.

SEREIAS MULTIFORMES:

As sereias, dentro de suas múltiplas habilidades, podem trocar de forma. A imagem mais comum na Antiguidade Clássica, foi a de mulher-ave, conhecida também como Hárpia, para só na época medieval per se convertido em mulher-peixe.

A sereia-hárpia, cuja imagem apresenta um rosto de mulher e o resto de uma ave rapina, personifica as tempestades e a morte, sendo encarregada de raptar os seres humanos para logo oferecê-los ao deus do inferno. Esse ser aparece descrito por Homero e sobrevive na época de São Isidoro, mantendo-se inclusive até o século XII nas representações das igrejas romanas, porém já não são vistas na arte gótica.

Há também, alguns relatos que uma sereia pode desintegrar sua cauda de peixe e converter-se em uma mulher de aspecto completamente humano. Para Nancy Arrowsmith, quando viajam pelo mar, só podem tomar a forma de mulher-peixe ou golfinho e se o fazem pelo ar, aparecem como gaivotas ou águias (essa é uma qualidade mais própria das nereidas).

Sua altura habitual é de um metro e meio. São muito belas e adoram jóias e pedras preciosas. Como o resto das fadas dormem durante todo o dia e somente é possível vê-las ao amanhecer ou no pôr-do-sol.

As sereias se encontram em todo o litoral do Mediterrâneo espanhol, mas também no Atlântico (aparecem na costa brasileira também), pois seus principais palácios estão próximos das ilhas Açores. Raras vezes são encontradas em mar aberto, pois gostam de aproximar-se das desembocaduras dos rios e das rochas da costa.

O pente de ouro e o espelho são seus atributos mais comuns, mas em algumas partes da Europa também usam um véu, um bolso e têm um cinturão. A posse de qualquer desses objetos permite ter o controle sobre a sereia, podendo inclusive casar-se com ela.

Dentro de suas características genéricas estariam o dom da profecia (que lhes permite proferir maldições), a sugestionabilidade de sua voz (que lhes permite hipnotizar através dela) e a necessidade de possuir uma alma e filhos.

Muitas são as lendas (Livro de Enoch) que dizem que as sereias tem sua origem no mundo humano, nos dando a comprovação da maldição proferida por uma mãe a sua filha. Seriam as sereias, nada mais do que mulheres humanas em sua origem, mas que acabaram convertidas em espíritos da natureza.

Esse fato seria bastante significativo, pois explicaria várias de suas reações: buscam o contato com o homem para casar-se com ele ou para matá-lo, buscam possuir uma alma que perderam quando passaram para esse estado sobrenatural, podem converter-se com facilidade em mulheres com membros e aspectos humanos, não manifestam nenhuma aversão aos símbolos religiosos e sua estatura é maior que das outras fadas.

O francês Benoít de Mallet, publicou, no ano de 1755, uma volumosa obra dedicada as sereias, onde recolheu todo o tipo de lendas relacionadas com elas, chegando a conclusão que eram seres de uma raça humana primitiva, praticamente desaparecida, assinalando sua presença desde a Terra do Fogo até Madagascar.

DEFINIÇÃO POPULAR SOBRE AS SEREIAS:
As sereias são criaturas dos mares, metade peixe e metade mulher. Vivem nas águas do mar brincam com golfinhos e outros habitantes do mar. Saem para tomar sol nas equenas ilhas desertas.

Gostam de jóias e roupas. Por isso, às vezes são vistas perto de escombros de navios naufragados em busca de objetos preciosos.

São lindas, sedutoras e donas de uma voz tão encantadora que poucos conseguem resistir.
Gostam de jóias e roupas. Por isso, às vezes são vistas perto de escombros de navios naufragados em busca de objetos preciosos.

São lindas, sedutoras e donas de uma voz tão encantadora que poucos conseguem resistir.
Dizem que até hoje muitos deles vivem com suas amadas nas profundezas dos mares.

Alguns inclusive ganharam rabo de peixe e que até se procriam.

As sereias são muito românticas e se apaixonam facilmente.

Mas quando seus amados não correspondem a esse amor, choram tanto que espalham suas lágrimas por todo o oceano. É por isso que a água do mar é salgadinha!

21 comentários:

  1. adorei a historia. gostaria de ver uma mas dizem que se isso alguma vez acontecer so podera ser sorte ou azar.

    ResponderExcluir
  2. eu gogtei muito,por que eu gosto de pesquisar sobre séreias.e eu só queria saber se existe mesmo séreia, se existir vai ser um máximo...

    ResponderExcluir
  3. PARA MIM EXISTEM DE TANTO ACREDITAR NELAS VI UMA DELONGE TINHA DÚVIDAS SE ERA UMA SEREIA OU UMA MULHER,FOI NUM DOMINGO AS 21HORAS,NO RESTAURANTE QUITANDA,EM LUANDA-ANGOLA ILHA,EU VI UMA MULHER SOBRE UMA PEDRA OU QUALQUER OUTRA COISA COMO ESTAVA ESCURO SÓ VI A SOMBRA MAS SENTIA QUE ELA OLHAVA PARA MIM,TINHA EU 12,Á 3 ANOS ATRÁS,E EU DISSE NA MINHA FAMILIA EU NÃO PARAVA DE OLHAR PARA ELA E ELA SEMPRE LÁ LONGE A OLHAR PARA MIM,SENTIA COMO SE ELA ME CHAMASSE,DEPOIS DE UM TEMPO OUVIA AS PESSOAS A FALAREM QUE LÁ APARECEM SEREIAS,NUNCA ME ESQUECEREI DAQUELE DIA FOI COMO UM MILAGRE PORQUE SEMPRE ACREDITEI NELAS E AINDA ACREDITO,EU SÓ DESENHAVA SEREIAS,E TODOS ME DIZEM VOCÊ GOSTA DE SEREIAS DEVE SER POR ISSO QUE VI UMA E GOSTARIA DE VOLTAR A VÊ-LA MAS TENHO MEDO PORQUE NAQUELE DIA TIVE A SENSAÇÃO QUE ELA QUIS QUE EU FOSSE COM ELA,E QUANDO LEMBRO DESTE DIA O MEU CORAÇÃO BATE TÃO DEPRESSA COMO SE FOSSE A MOTA MAS VELOZ DO MUNDO NO MAXIMO,A MINHA MÃE É PSICOLÓGA E TODOS ELES OUTROS PSICOLÓGOS DIZEM QUE EU TENHO UMA IMAGINAÇÃO MUITO ELEVADA........BOM A MUITO MAS SOBRE ESTÁ HISTÓRIA FOI BOM PARTILHA-LA COM VOCÊS,ACREDITEM ISTO É VERDADE,E FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE TEM MAIS GENTE INTERESSADA NELAS,*TCHAU

    ResponderExcluir
  4. adoro sereia queria ser uma.
    so tem uma pergunta q nao se cala elas existem mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os EUA disseram que não existem, então existem.

      Excluir
    2. Sinceramente, Ravena, uma pena você pensar assim, já que os EUA retém mais informação do que compartilha, e sendo assim, Ester, claro que elas podem existir...

      Excluir
  5. meu maior sonho é ser sereia depois que li, vou ver se eu encontro uma no mar Cantabrico...
    suas informações valeram muito
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. amei seu blog meninas(apenas meninas) me add no MSN as de novo hamburgo ok? cclickem no meu nome postem um comentario no meu blog sobre o meu E-mail pra saber o meu E-MAIL escrevam: vc é se novo hamburgo? eu também posso saber seu e-mail pra te add? ATENÇÃO só aceito as simpáticas :D bjs visitem meu blog eu estou colocando feitíços para virar uma meio sereia que funciona pelo blog me seguinto no twitter:isa7471 ou me seguindo no blog vcs estarão fazendo parte do:clube das sereias ok? mil bjs para todas as simpáticas meninas de 9 anos de todo o mundoooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  7. bom se algum blog estiver enteressado eu sou uma ótima distribuidora assim eu dou anuncios no meu blog falando de quento eu adoro e só escrcrevo essas publicidades se eu me enteressar ou se eu me inspirar bom é gratis eu vou dar muita publicidade para esse pode crer vc me inspirou muito e só dou publicidade mas publicidade nivel 64164356434153745465645344637967494.664646744074074 se for um de sereias bjs thauuu

    ResponderExcluir
  8. oi sou elizangela tambem adorei essas historias,pois eu acredito em sereias dizem q ñ existem mas mesmo assim eu ñ deixo de acreditar,ja meu marido diz q sereia um bicho muito feio e muinto mal,mas eu ñ acredito pois sei q elas sao doces e meigas,romanticas claro.
    tambem gotaria muinto de ver uma sereia.

    ResponderExcluir
  9. Tambem acredito em sereias,mas eu queria mesmo é ver um tritão,o masho da sereia.
    No mar,existem muitas criaturas exóticas e misteriosas como água viva,peixes que ascendem luzinhas,ou seja,porque não existir sereias e tritões? Eles podem sim existir,bjs adorei o blóg =)

    ResponderExcluir
  10. Eu e minha amiga nos comunicamos com sereias através de sonhos (ou visse versa)mais ela nos mando informações e pediu ajuda para ajudar sua filha.Além de virmos caudas na água quando a as outras pessoas do nosso lado não viram nada,e vimos marcas esquisitas na areia que desaparaciam
    ao piscar os olhos ME AJUDE

    ResponderExcluir
  11. Existe uma Deusa do mar, no qual é a ''mãe'' das sereias? Eu sempre tive essa pergunta na minha cabeça, pois TODA VEZ que vou na praia... Uma mulher me chama, com a voz mais suave e linda na minha cabeça, ma chamando para ir para a agua, para me ''disolver'' nela, quase isso... Ela é como um deus cristao para mim, ela... Nao sei se existe, mas desde que eu entendo por gente (tenho 15 anos) é assim. Na verdade.. Eu acredito nela. Só fico pensando se sou maluca, as vezes OAKSKOPAKSOP

    ResponderExcluir
  12. Adorei o blog e para falar a verdade, vivo tendo sonhos com sereias, as vezes eu sou outras eu as vejo. Sinto e alta do mar, queria estar sempre na água. Mar... Talvez sereias existam.

    ResponderExcluir
  13. amei mais queria saber como e quando nasceu a cauda de peixe na sereia

    ResponderExcluir
  14. Nossa gostei bastante do post, deixo aqui um link de um documentário sobre a origem das sereias feito pelo Animal Planet http://www.verfilmesonlinebr.com/2012/12/animal-planet-especial-sereias-dublado.html
    infelizmente não encontrei no youtube.
    Na minha opinião é uma teoria bem valida.

    ResponderExcluir
  15. Lindo Blog, linda explicação parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Eu Queria Achar Um Tritao Vai Que Ele Gosta De Mim e Me Transforma Em Sereia AMO SEREIAS <3

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro esses seres da natureza, talvez por eu amar tanto a natureza, já sonhei bastante com sereias e elas nunca eram más, eu também já fui uma sereia, seria super incrível se elas existissem mesmo!

    ResponderExcluir